Pesquisa

Tema de 2015:  ENERGIA

Título : De uma aquecedor solar a um banco de energia 

Este projeto é baseado no Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC), da website Sociedade do Sol. É um projeto livre, ou seja, de uso de qualquer cidadão, e não é patenteável. As principais características do ASBC são a criação de um equipamento sustentável e uso de materiais de baixo custo como esses encontrados em lojas de materiais construção. Tal aquecedor gera, a cada 200 litros de água, um aquecimento de água para 4 a 6 pessoas de uma mesma casa. Visando a preservação ambiental, a diminuição do efeito estufa causado pelo gás carbônico (CO2) em excesso na atmosfera, e melhor gestão em relação ao consumo de energia, foi elaborado esse projeto, utilizando, sobretudo, materiais recicláveis e de fácil disponibilidade, sendo em grande parte materiais doados por pessoas da comunidade local e que mantém vinculo com a ONG Ação Moradia. Ademais, buscou-se executar tal equipamento sustentável por poder ser desenvolvido por qualquer pessoa empenhada na redução dos custos de energia e que tenha consciência ambiental. Assim nós temos o intuito de ajudar pelo menos 30% das famílias a reduzir seus custos e garantir que famílias pobres tenham água quente com baixo custo. Um caminho para um banco de energia.


Só uma amostra!


PROJETO DE PESQUISA

APROVEITAR OS ESPAÇOS, CRIAR UM CICLO PRODUTIVO FECHADO

Introdução



Em nossas pesquisas descobrimos muitas definições sobre agricultura sustentável. No site agrisustentavel.com tinham varias definições de pessoas e profissionais da área. Por exemplo:

"É aquela onde o ciclo produtivo é fechado dentro da propriedade, havendo um equilíbrio energético (Entre produção e consumo), conservando os recursos envolvidos e com mínimo, ou nenhum, ingresso de energia externa derivada de combustíveis fosseis(adubos químicos, agro tóxicos, combustível, etc)".
Charles Seidel, Eng. Agrônomo

Já no site Wikipédia tem a seguinte definição:


agricultura sustentável prossegue três objetivos principais: a conservação do meio ambiente, unidades agrícolas lucrativas, e a criação de comunidades agrícolas prósperas. 



Por fim achamos no site Suapesquisa.com as principais características:


- Diminuição de adubos químicos, através da técnica da fixação biológica de nitrogênio.
- Uso de técnicas em que não ocorram a poluição do ar, do solo e da água.
- Prática da agricultura orgânica, pois esta não utiliza pesticidas e adubos químicos.
- Criação e uso de sistemas de captação de águas das chuvas para ser utilizada na irrigação.
          - Não desmatar florestas e matas para a ampliação de áreas agrícolas.
O importante que aprendemos lendo essas informações e que a produção de alimentos para as pessoas deve respeitar a natureza aproveitando ao máximo os espaços já usados para produzir e principalmente ter produtos que façam bem a saúde de quem consome.


O PROBLEMA

O primeiro problema que detectamos tinha relação com o uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos que fazem muito mal a natura e a saúde das pessoas. Uma solução para esse problema era desenvolver um robô que mapeasse a plantação e encontrasse os focos de pragas e doenças e assim o produtor poderia usar o mínimo de veneno, pois tirar o uso de veneno total é uma missão muito grande e a longo prazo. Depois de muito pensar vimos que existe um problema relacionado a agricultura dentro da nossa ONG Ação Moradia, nossa horta de verduras está parada. Quando estávamos estudando sobre agricultura sustentável vimos que um problema na agricultura é que ela leva ao desmatamento de florestas para ter mais terra para plantar. E pensando nesse problema também, vimos que temos que buscar aproveitar os espaços que já temos. Nosso problema é saber usar nossos espaços na produção, seja ele na cidade ou no campo.


A SOLUÇÃO DO PROBLEMA

A solução desse problema envolve algumas fases. O principal objetivo é reativar a horta e construir um ciclo fechado de produção. A horta para nós é muito importante pois oferece verduras para as nossas refeições, pode não ser muito, mas essa produção que é comprada, agora pode ser vendida a outras pessoas.

A solução do problema será feita em 6 fases: 
 Reativar a horta. 
 Criar um ciclo de produção fechada. 
 Criar sistema de irrigação. 
 Criar sistema de captação de água. 
 Convocar os meninos e meninas da ação moradia para cuidar da horta. 
 Vender uma porcentagem da produção.


QUER SABER MAIS? CLIQUE NA IMAGEM A SEGUIR E BAIXE NOSSO PROJETO.